CAMPANHAS PATROCINADAS

As Campanhas Patrocinadas são um importante canal para estabelecer forte presença digital da sua empresa e ampliar o alcance da marca de forma rápida e segura. Estas campanhas permitem que você utilize recursos de publicidade dentro de plataformas conhecidas para atingir públicos específicos, seus potenciais clientes.

São vários os tipos de Campanhas Patrocinadas existentes e também inúmeros os efeitos obtidos com o seu sucesso, mas o importante é que são utilizadas para alavancar a presença de uma empresa a partir de investimento financeiro, tendo como resultado vendas, melhoria da presença orgânica em menor tempo, garantia de presença em determinado intervalo de tempo ou uma associação destes objetivos.

 

Google ADS

O que é e como funciona:

Google Ads, antes conhecido como Google AdWords é o principal serviço de publicidade da Google e maior fonte de receita desta empresa, representando mais de 90% de seu faturamento.

Lançado em outubro de 2000 é uma das melhores ferramentas para divulgar empresas na internet porque além de boa visibilidade permite bons resultados com orçamento enxuto, desde que as estratégias sejam bem planejadas e executadas.

Basicamente o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ou seja, é o serviço de Links Patrocinados (ou pagos) tão conhecido. Quando você faz buscas no Google sobre um tema específico e visualiza os resultados, os primeiros e os últimos da página, na maioria das vezes são os Links Patrocinados, aqueles que exibem a palavra “Anúncio” antes do endereço do site. 

Embora a primeira versão da ferramenta tenha mais de 20 anos, já sofreu diversas melhorias tanto no layout da plataforma quanto no formato de seus anúncios e no potencial de controle destes, tornando as buscas mais segmentadas e os controles bem mais complexos.

 Apesar de operar com base em cookies e palavras-chave, o motor da ferramenta atualmente permite uma infinidade de estratégias para melhor utilizar cada centavo investido, pois pode tornar a diferença entre uma boa e uma má campanha, não duas ou três vezes melhor, valorizando desta forma cada centavo investido.

 A plataforma conta atualmente com cinco formas de anúncios: 

- Rede de pesquisa

Anúncios que aparecem com uma pequena legenda e são exibidos nos resultados de pesquisa. Eles ficam em destaque no início e no fim da página. O anunciante só paga quando a pessoa clica em seu anúncio.

- Rede display

Campanha exibida em websites, páginas de notícias e blogs que formam a rede display do Google. Esse formato de anúncio pode ser sensível ao comportamento anterior do visitante e é exibido em formato de texto, banner, em aplicativos móveis e até mesmo no próprio Gmail.

- YouTube

São aqueles anúncios apresentados aos usuários desta plataforma, são vários os formatos e formas de cobrança.

 - Aplicativos

Nesse caso, os anúncios são configurados para serem exibidos apenas em equipamentos celulares que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android.

- Google Shopping

Voltado para e-commerces. Através dele é possível criar campanhas para promover seus produtos e gerar mais tráfego para o seu site. Os anúncios nesse formato são exibidos junto aos anúncios de texto na rede de pesquisa, geralmente na parte superior da página.

Uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando em determinado lugar aquilo que você oferece, e os controles disponíveis para isso ficam cada vez mais precisos e sofisticados.

As Keywords ou palavras-chave, tópicos e canais, Público-Alvo, Local de exibição do anúncio, Idade, local e idioma e Segmentação por Dispositivos são algumas variáveis das estratégias. Estas possibilidades mais controles e recursos como CPC, CPM, CPA, CPV, CTA, ROI e muitos outros tornam os estrategistas Google Ads profissionais em permanente treinamento.

Mantemos equipe especializada em desenvolvimento constante para criar as mais competitivas campanhas Google Ads do mercado de forma a obter a melhor relação custo benefício para cada caso.

Facebook ADS

De forma análoga ao Google Ads, o Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram.

Basicamente o Facebook Ads é um mecanismo de marketing e publicidade que possibilita criar campanhas e exibir anúncios dentro da própria rede social, sendo a ferramenta desta plataforma que permite gerenciar quem a sua mensagem irá alcançar e de que forma isso vai acontecer.

LinkedIn ADS

Análogo ao Google Ads e ao Facebook Ads, o LinkedIn Ads é a plataforma de campanhas pagas da rede social voltada para o ambiente profissional, o que em alguns casos pode ser um grande diferencial.

Quando o objetivo é o marketing B2B, o LinkedIn Ads é o canal ideal, com ele será possível atuar com o foco no mundo corporativo, a plataforma pode ser usada com segmentação por cargos, profissões, empresas e investidores.

Existem basicamente quatro tipos principais de anúncios: o Sponsored Content, Text Ads, Dynamic Ads (anúncios dinâmicos) e Sponsored InMail.

Diferentemente do Google Ads e do Facebook, no LinkedIn você consegue atingir pessoas não somente por faixa etária, gênero ou cidade, mas também por outras informações exclusivas desta plataforma como cargo, empresa e até skills (conhecimentos), além de várias outras.

Waze ADS

Assim como as demais plataformas apontadas anteriormente, o Waze, um dos maiores aplicativos de trânsito do mundo, também tem o seu próprio serviço de anúncios, 

Conhecido também como Waze local, os anúncios do Waze Ads levam em conta a posição geográfica em que o usuário, normalmente um motorista, se encontra, apontando serviços e produtos que estejam no trajeto.

O Waze Ads é uma forma de apresentar a sua marca ou empresa aos usuários que pesquisam por uma rota, ou procuram por um caminho próximo ao seu endereço, permite segmentação e direcionamento de anúncios considerando inclusive se são moradores da região ou visitantes e turistas, direção e horário do trajeto, entre outras possibilidades.

O apelo do Waze Ads? 

Os motoristas brasileiros passam em média mais de hora e meia diariamente transitando, tem necessidades imediatas e o Waze leva até eles algo que você comercializa. Exemplo: comida, serviços, mecânica, combustível, etc.

Remarketing

“Retargeting” comportamental se traduzido do inglês é uma forma de publicidade online direcionada aos consumidores com base em seu comportamento anterior na Internet.

Em outras palavras o Remarketing permite você fazer os seus anúncios pagos operarem com base em como determinada pessoa interagiu com seu site ou anúncio anterior ou ainda com pesquisas em sistemas de busca. A intenção é gerar impacto sobre alguém que já demonstrou interesse em seu produto.

Quando você ao navegar em algum site percebe que está sendo alvo de anúncios que apresentam exatamente os produtos que pesquisou ou visualizou anteriormente em outras plataformas, não é coincidência, é remarketing.

Existem muitas variações possíveis, veja a seguir sete modelos de retargeting e como funcionam:

1. Baseado em busca

Alguém que pesquisa por determinado produto no Google provavelmente está em um estágio avançado de intenção de compra. Você pode implementar um modelo de retargeting focado nisso, levando em conta os termos pesquisados e exibindo anúncios relacionados.

2. Visita ao site

Este é uma forma promissora de se fazer remarketing, impacta em quem visitou o seu site pois opera de forma a  persuadir este visitante para retornar e fechar negócio com você.

3. Abandono de carrinho

Aqui o objetivo é atuar sobre quem já passou pelo site da sua loja, colocou algum produto no carrinho, mas não finalizou a venda. É um bom momento para oferecer um cupom de desconto, talvez o empurrãozinho que faltava para fechar o na venda.

4. Engajamento em redes sociais

A sua campanha de marketing nas redes sociais pode aproveitar este modelo para melhorar seus resultados. Aqui o alvo é quem teve algum tipo de interação com seus posts, patrocinados ou não.

5. Contextual

O retargeting pode também operar a partir de contextos externos como datas comemorativas ou eventos recentes. Você pode iniciar uma campanha durante o período de férias para o público que checou pacotes de viagens, por exemplo.

6. Visualização de vídeo

Os vídeos estão cada vez mais presentes e remarketing que operam com eles pode trazer excelentes resultados para a sua marca. Aqui é possível exibir anúncios para quem viu algum vídeo seu, qualificando bastante seu público.

7. Engajamento com outro anúncio remarketing

É isso mesmo, o próprio retargeting serve como ótima base para outra abordagem. É possível qualificar a sua audiência ao aproveitar quem já interagiu com um anúncio de retargeting e isto permite ter um alvo altamente específico e estratégico.

Existem, portanto, diversas maneiras de usar os modelos de retargeting adequados para impactar o seu público-alvo, trata-se de um sofisticado sistema que entrega a audiência correta para os seus objetivos, contribuindo imensamente para alavancar seu sucesso.

E-mail Marketing

O e-mail marketing ou publicidade via correio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, uma das formas mais antigas de marketing digital.

Embora desgastada pelo mau uso, se executada respeitando normas e bons costumes, com um bom planejamento e procedimentos pré-definidos, ainda são um dos pilares da publicidade na internet.

O e-mail marketing pode ser montado de várias formas, por exemplo: em um blog, informa os leitores de lançamentos de conteúdos novos, já em uma loja virtual, é uma das melhores ferramentas para o envio de promoções especiais para os clientes.

Esta forma publicidade possibilita uma comunicação personalizada para determinado grupo de pessoas, trata-se de um canal direto de comunicação que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir prospects e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI (retorno do valor investido).

 Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação especializadas para elevar o nível de entrega.

Otimização de campanhas

Ter um bom planejamento é o principal ponto de uma campanha, analisar seus resultados e ajustá-la está em segundo lugar, já que a internet é um organismo vivo e muito dinâmico.

Veja Também

OUTROS SERVIÇOS