Basicamente o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ou seja, é o serviço de Links Patrocinados (ou pagos) tão conhecido. Quando você faz buscas no Google sobre um tema específico e visualiza os resultados, os primeiros e os últimos da página, na maioria das vezes são os Links Patrocinados, aqueles que exibem a palavra “Anúncio” antes do endereço do site.
Embora a primeira versão da ferramenta tenha mais de 20 anos, já sofreu diversas melhorias tanto no layout da plataforma quanto no formato de seus anúncios e no potencial de controle destes, tornando as buscas mais segmentadas e os controles bem mais complexos.
Apesar de operar com base em cookies e palavras-chave, o motor da ferramenta atualmente permite uma infinidade de estratégias para melhor utilizar cada centavo investido, pois pode tornar a diferença entre uma boa e uma má campanha, não duas ou três vezes melhor, valorizando desta forma cada centavo investido.
A plataforma conta atualmente com cinco formas de anúncios:
- Rede de pesquisa
Anúncios que aparecem com uma pequena legenda e são exibidos nos resultados de pesquisa. Eles ficam em destaque no início e no fim da página. O anunciante só paga quando a pessoa clica em seu anúncio.
- Rede display
Campanha exibida em websites, páginas de notícias e blogs que formam a rede display do Google. Esse formato de anúncio pode ser sensível ao comportamento anterior do visitante e é exibido em formato de texto, banner, em aplicativos móveis e até mesmo no próprio Gmail.
- YouTube
São aqueles anúncios apresentados aos usuários desta plataforma, são vários os formatos e formas de cobrança.
- Aplicativos
Nesse caso, os anúncios são configurados para serem exibidos apenas em equipamentos celulares que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android.
- Google Shopping
Voltado para e-commerces. Através dele é possível criar campanhas para promover seus produtos e gerar mais tráfego para o seu site. Os anúncios nesse formato são exibidos junto aos anúncios de texto na rede de pesquisa, geralmente na parte superior da página.
Uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando em determinado lugar aquilo que você oferece, e os controles disponíveis para isso ficam cada vez mais precisos e sofisticados.
As Keywords ou palavras-chave, tópicos e canais, Público-Alvo, Local de exibição do anúncio, Idade, local e idioma e Segmentação por Dispositivos são algumas variáveis das estratégias. Estas possibilidades mais controles e recursos como CPC, CPM, CPA, CPV, CTA, ROI e muitos outros tornam os estrategistas Google Ads profissionais em permanente treinamento.
Mantemos equipe especializada em desenvolvimento constante para criar as mais competitivas campanhas Google Ads do mercado de forma a obter a melhor relação custo benefício para cada caso.